terça-feira, 12 de julho de 2016

O porta CD



Eu perdi o porta CD dos meus pais.
Era verão, estávamos em Ilhabela. Meus pais, a minha amiga Flávia e eu.
Decidimos jantar no centrinho da cidade, popularmente chamado de Vila.
Entramos no carro, conversamos durante todo o trajeto. Havia uma pequena fila no Cheiro Verde, restaurante que costumávamos frequentar. Meu pai disse: "meninas, desçam e entrem na fila enquanto estacionamos o carro". Obedecemos apressadas.
Eu vi, juro que vi o porta CD embaixo do banco da minha mãe. Na hora de descer, alguma de nós deve ter levado o porta CD para fora do carro com os pés.
A partir daí, eu não tinha noção do remorso que sentiria pelo resto da minha vida.
Aquele porta CD fez parte de todas as minhas lembranças. Ali, haviam discos colecionados durante anos, discos estes que embalaram muitas viagens na estrada.
Não importa a ocasião ou o ambiente, se eu ouvir Johnny Rivers, Eric Clapton, Elvis Presley, Tim Maia, Tribalistas, entre vários outros artistas, imediatamente sou carregada à qualquer lembrança na estrada. Ouvindo estes discos nós conversamos, nós rimos, nós brigamos, ficamos em silêncio, cantamos.

Eu perdi o porta CD dos meus pais.
Depois daquele dia, eu ouvi por uma semana: "não acredito que perdemos todos os nossos CD's".
Esta frase não vinha carregada com um ar de nervosismo. Era pior, vinha carregada com desapontamento, tristeza. Parei de ouvir esta frase terrível com tanta frequência, mas até hoje eles ainda mencionam o episódio. A carga de desapontamento ainda é a mesma de 10 anos atrás.
Acho que aquelas músicas, para os meus pais, também eram associadas a lembranças gostosas - hoje inalcançáveis - de quando ainda colocavam meu irmão e eu no banco de trás e nos levavam "na bagagem" para onde fossem.

Caramba, eu perdi o porta CD dos meus pais. E ele era enorme mesmo.
Pouco depois disso, tenho poucas lembranças de raras outras viagens que fizemos. Depois, paramos completamente de viajar juntos. Deveria haver uma espécie de mágica naquele porta CD.
Eu o perdi. Mas por favor, vamos reencontrar outras canções? Ainda está em tempo, pais amados.
Eu perdi o porta CD dos meus pais.
Eu perdi as canções que nos embalaram.
Mas eu juro, eu tenho todas no Spotify. E no meu coração também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário